Desenvolvimento Cognitivo de Piaget
Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de esquemas cognitivos que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
1ºEstádio - Sensório-motor ou inteligência sensório-motora
(do nascimento aos 2 anos) estado em que a inteligência se adapta ao meio através de esquemas sensórios motores. Estádio de inteligência prática.
Exemplo:
O bebé pega o que está à sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objecto, pega-lo e leva-lo a boca
2º Estádio – Pré-operatorio ou pensamento pré-lógico
(dos dois anos até aos 7 anos) estado de desenvolvimento cognitivo que é marcado pelo surgimento e crescente uso da função simbólica ou semiótica e do pensamento. O pensamento é um conjunto de acções interiorizadas que representam a realidade de forma superficial ou pré-logica.
Exemplo:
Mostram-se à criança, duas bolinhas de plasticina iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de plasticina continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.
3º Estádio – Operações Concretas ou pensamento lógico-concreto
(dos 7 anos aos 11 anos) fase do desenvolvimento cognitivo em que o pensamento se torna flexível e lógico, mas não consegue libertar-se da realidade concreta (identifica o real como possível, reduz este àquele)
Exemplo:
Despeja-se a água de dois copos noutros outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a acção
4º Estádio – Operações formais ou pensamento lógico
(dos 11 anos em diante) estádio de desenvolvimento cognitivo em que o pensamento distingue o real do possível e se torna lógico-dedutivo isto é, capaz de derivar conclusões lógicas e formalmente válidas de hipóteses ou premissas hipotéticas.
Exemplo:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem duma galinha a comer grãos
Factores explicativos do desenvolvimento:
x Hereditariedade e maturação física;
x Experiencia;
x Transmissão social;
x Equilibração
Mecanismos de adaptação ao meio:
Como mecanismos de adaptação ao meio temos: assimilação, acomodação, adaptação e equilibração.
- Assimilação consiste num mecanismo que integra ou incorpora novas informações e experiencias em esquemas já existentes.
- Acomodação consiste num mecanismo de adaptação de esquemas existentes quando as novas informações e experiencias não podem ser assimiladas. Esquemas existentes vão-se modificar em função da experiencia do meio.
-Adaptação consiste num processo interno de equilíbrio entre o organismo e o meio. Interacção entre a assimilação e a acomodação.A equilibração procura estabelecer um equilíbrio entre assimilação e acomodação.
-Contudo a formação do equilíbrio provoca novo desequilíbrio, que permite o desenvolvimento individual, a adaptação